×

Programa de Recompra de Ações

A Vale anunciou um grande programa de recompra de ações a ser implementado nos próximos 365 dias, com a compra de até 80 milhões de ações ordinárias, em um valor total de até USD 1 bilhão. O mercado recebeu positivamente, com uma alta de quase 2 % nas ações no dia do anúncio.

Os programas de recompra são comuns entre as empresas americanas (share buy back programs), mas nem tanto entre as empresas brasileiras, e trazem algumas sinalizações positivas para o mercado, tais como: confiança do management da companhia no negócio; disciplina de capital, criação de demanda adicional para as ações e redução do custo de carregar caixa excedente.

Ao implementar esses programas, as companhias, seus executivos e membros do Conselho de Administração, devem apenas atentar para 2 aspectos: a liquidez e alavancagem da companhia após sua implementação e seus efeitos colaterais na percepção de crédito por agências de rating, bancos e detentores de títulos de renda fixa, no mercado local e internacional.

A iniciativa da Vale deveria ser seguida por outras empresas brasileiras. Parabéns aos executivos e ao Conselho de Administração da companhia.

Mario Augusto da Silva
Voltar

Posts Relacionados

Setor de saúde demanda profissionais em áreas críticas

A Vale anunciou um grande programa de recompra de ações a ser implementado nos próximos 365 dias, com a compra […]

saiba mais

Weplace comemora 5 anos e está de cara nova!

A Vale anunciou um grande programa de recompra de ações a ser implementado nos próximos 365 dias, com a compra […]

saiba mais