Marcelo iniciou sua carreira na Embraer, onde ficou por 15 anos. Atuou como especialista para as áreas de marketing e comunicação interna. Coordenou as estratégias de comunicação e mudança do programa de excelência empresarial, responsável pela implementação da filosofia Lean e melhoria contínua em todas as operações fabris e de escritório.

Ainda na Embraer, implementou o projeto global de cultura, com forte conexão entre os resultados empresariais e os comportamentos a serem adotados por todos os empregados. Também coordenou a concepção e implementação do programa de cultura de segurança de voo. Nesse mesmo período integrou o Comitê Técnico de Cultura Organizacional da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), representando a Embraer na concepção do tema na 21ª edição do Modelo de Excelência da Gestão.

Após esse período de inúmeros projetos e experiências num ambiente marcado fortemente pelo pragmatismo e confiabilidade de produtos e processos, deixou a Embraer e decidiu empreender como consultor em projetos de cultura, convencido de que qualquer iniciativa de intervenção na cultura de uma empresa só tem efetivo sentido se estiver diretamente conectada ao que for crítico ao negócio.

Associou-se então à Walking the Talk, atuando como consultor sênior em diversos projetos para os setores de alimentação, telecomunicações, transportes, logística, tabagista, varejo e óleo & gás. Como consultor independente, implementou projetos de cultura para segurança do trabalho em indústrias alimentícias e frigoríficas.

 

Voltar